sábado, 4 de junho de 2011

Liberada da AV2 de Genética. ;) rs..

Até que enfim concluir todas minhas tarefas da Gincana de genética, deu trabalho, mas valeu a pena o esforço. Tudo foi concluído com muito amor. ;* Obg professor, aprendemos muita coisa. Ufaaaa. ;x

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Molécula de DNA




Bem, aí está as fotos da minha molécula de DNA..não está muuuito bonita, mas foi feita com muito trabalho. rs.. ;) 

Foto do meu Painel.

Vídeo Legendado!

Eles divulgaram meus trabalhos. ;)

Amanda Alencar:
http://amandaalencarodonto.blogspot.com/


Amanda Arraes:
Raianne Santos: http://raiannesantos.blogspot.com/2011/05/o-hoje-nao-foi-qualquer-dia.html


Ismael Luna:

Visita a APAE por Raianne Santos (Turma 106.1)



Alencar Segundo:
http://alencar-segundo.blogspot.com/


Obrigada gente. ;)

FICHAMENTO 10.

Ficha de Citação.
Artigo 10.

Avaliação da incidência de cárie em pacientes com síndrome de Down após sua inserção em um programa preventivo.

CASTILHO, Aline Rogéria Freire de  e  MARTA, Sara Nader. Avaliação da incidência de cárie em pacientes com síndrome de Down após sua inserção em um programa preventivo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.2, pp. 3249-3253. ISSN 1413-8123.


''Indivíduos com síndrome de Down apresentam,de modo geral, piores condições de higiene bucal...'' (pg. 3250)

''O acesso aos cuidados de saúde bucal pelos pacientes com necessidades especiais é limitado, seja pela incapacidade dos cuidadores de identificar a causa ou avaliar adequadamente a condição bucal do paciente...'' (pg. 3250)

''Os programas de promoção de saúde bucal são ferramentas coadjuvantes no controle da cárie dentária, pois promovem um impacto positivo no controle da doença e, consequentemente, reduzem os valores dos índices de cáries...'' (pg. 3250)

''Sabe-se hoje que o esforço do paciente, a motivação do dentista e um programa preventivo de saúde bucal bem planejado são fatores relevantes para o sucesso da prevenção de doenças bucais em indivíduos com síndrome de Down.'' (pg. 3250)

''...este estudo tem como objetivo avaliar o impacto de um programa preventivo na incidência de cárie dentária em indivíduos com síndrome de Down...'' (pg. 3250)

''Os exames clínicos foram realizados em 24 indivíduos por um único examinador previamente calibrado (k= 0, 92), duas vezes. O objetivo do exame clínico foi obter os índices de cárie...'' (pg. 3250)

''Os resultados mostraram a incidência de quatro novas lesões de cárie, demonstrada apenas pelo índice CPO-S, no período de avaliação. Não houve incidência de cárie nos demais índices utilizados.'' (pg. 3251)

''Sabe-se que a cárie dentária é uma doença infecciosa multifatorial e que muitos fatores podem influenciar potencializando ou amenizando a sua ocorrência – sendo a presença do biofilme bacteriano imprescindível para a ocorrência desta doença.'' (pg. 3251)

''Esse impacto positivo, com mudanças significativas do padrão de higiene bucal dos participantes deste estudo, bem como de seus responsáveis na importância dada às questões de saúde bucal, deve ser evidenciado.'' (pg. 3252)

''Os indivíduos com síndrome de Down avaliados neste estudo apresentaram índices de cárie baixos com incidência de novas lesões praticamente desprezíveis no período avaliado. Os resultados encontrados enfatizam a importância da implantação de programas preventivos contínuos para controle da cárie dentária...'' (pg. 3253)













FICHAMENTO 9.

Ficha de Citação.
Artigo 9.


Uso de serviços odontológicos por pacientes com síndrome de Down.


OLIVEIRA, Ana Cristina et al. Uso de serviços odontológicos por pacientes com síndrome de Down. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 693-699. ISSN 0034-8910.


''A síndrome de Down ou Trissomia do 21 representa a anomalia cromossômica mais comum da espécie humana.'' (pg. 694)

''A saúde bucal representa um aspecto importante para a inclusão social de pessoas com deficiência. Raramente as doenças bucais e as malformações orofaciais acarretam risco de morte, entretanto, causam quadros de dor, infecções, complicações respiratórias e problemas mastigatórios.'' (pg. 694)

''A equipe de profi ssionais envolvida no cuidado à criança com síndrome de Down deve considerar o papel da odontologia na conquista de melhores condições de vida para esta parcela da população. A saúde bucal ainda é vista com baixa prioridade...'' (pg. 694)

''integralidade representa um atributo importante a ser considerado na avaliação da qualidade do cuidado e dos serviços e sistemas de saúde.'' (pg. 694)

''Integralidade, universalidade, eqüidade, participação social e descentralização são princípios do SUS, 
previstos no artigo 198 da Constituição de 1988...'' (pg. 694)

''No que diz respeito à odontologia, a integralidade pode ser dividida em quatro dimensões...'' (pg. 695)

''Considerando-se as diversas manifestações sistêmicas e bucais presentes na síndrome de Down, é primordial que a população acometida seja assistida de forma integral pela equipe de saúde, incluindo a atenção odontológica.'' (pg. 695)

''Um questionário estruturado foi aplicado às mães para investigar a atenção odontológica ao sindrômico, com a pergunta: “Seu filho já foi ao dentista?”. (pg. 695)

''O exame clínico bucal foi realizado por uma das autoras (ACO) auxiliada por uma anotadora...'' (pg. 695)

''Foram observadas: presença de maloclusão, de lesões de cárie dentária e a qualidade da higiene bucal das crianças/adolescentes.'' (pg. 695)

''Quando identificada como “satisfatória” ou “regular”, a higiene bucal foi considerada “suficiente” e quando diagnosticada como “deficiente” e “muito ruim” foi classificada como “não suficiente.” (pg. 695)

''Das crianças estudadas, 79,5% tinham ido ao menos uma vez ao dentista (IC 90% [72,3-87,8]), 79% pertenciam à classificação econômica menos favorecida...'' (pg. 696)

''A higiene bucal foi classificada como suficiente em 97 casos (87%).'' (pg. 696)

''A indisponibilidade de um banco de dados nacional, estadual ou municipal caracterizando a população 
acometida pela síndrome de Down difi culta a obtenção de uma amostra representativa de crianças e  adolescentes com a síndrome.'' (pg. 696)

''Semelhantemente aos achados de outros estudos, presente estudo mostrou que a maior parte das crianças e adolescentes já tinha sido submetida a alguma avaliação odontológica em determinado momento de suas vidas.'' (pg. 696)

''A escolaridade materna e a classe econômica não se associaram à experiência.'' (pg. 697)

''Para alguns autores, acometimentos presentes na cavidade bucal de pessoas com síndrome de Down  podem comprometer sua rotina de vida, provocando problemas de saúde, alterações comportamentais e dificuldade de interação social.'' (pg. 697)

''A chance de ter alguma experiência odontológica aumentou com a idade, independentemente dos demais aspectos analisados, conforme esperado. Com o avanço da idade, as alterações dentárias comuns à síndrome de Down podem provocar intercorrências que necessitarão da intervenção do dentista, na maior parte curativas.'' (pg. 698)

''Vários problemas dentários associados à síndrome de Down podem ser eliminados ou minimizados em pacientes assistidos pelo dentista ainda na fase de dentição decídua.'' (pg. 698)

''A prática da integralidade não se traduz apenas ao desenvolvimento de protocolos ou rotinas capazes de identificar e oferecer ações preventivas não solicitadas diretamente pelas pessoas que procuram pelos serviços de saúde.'' (pg. 698)

''Em conclusão, a atenção odontológica recebida pelas crianças e adolescentes com síndrome de Down foi influenciada, além da idade, pela postura dos profissionais que as assistem, mostrando a importância desses cuidadores atuarem com uma prática de atendimento integral.'' (pg. 699)

























quinta-feira, 2 de junho de 2011

FICHAMENTO 8.

Ficha de Citação.
Artigo 8.

O ato de comer e as pessoas com Síndrome de Down.

GIARETTA, Andréa  e  GHIORZI, Angela da Rosa. O ato de comer e as pessoas com Síndrome de Down. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.3, pp. 480-484. ISSN 0034-7167.




''Sua motivação em viver o significado e a relevância de sua vida, faz com que ela tematize o mundo a partir de suas vivências.'' (pg. 481)


''Neste contexto a família tem um papel importante.'' (pg. 481)


''Regras, normas e ritos sociais jogam no mundo familiar com idéias, emoções, imaginário e símbolos significantes; incluindo também o ato de comer.'' (pg. 481)


''Via de regra, os pais de crianças com Síndrome de Down buscam compensar seu erro cromossômico através da liberdade irrestrita de suas vontades, onde o ato de comer pode assumir gigantescas proporções de contribuição para o sobrepeso e a obesidade.'' (pg. 481)


''Portanto, relacionado à dimensão do comer, há um sistema de valores e crenças familiares associados e qualquer alteração neste contexto tem tanto uma implicação na vida social, quanto nos significados do ato de comer para cada família e para cada pessoa que a compõe.'' (pg. 481)


''Portanto, para que uma criança com Síndrome de Down chegue à fase adulta saudável, sem sobrepeso, sem obesidade, é necessário um apoio educativo...'' (pg. 481)


''Mesmo sendo uma pessoa com Síndrome de Down, ela tem uma autonomia e uma independência relativa para fazer a sua escolha alimentar.'' (pg. 481)


''Portanto, o objetivo maior deste trabalho foi o de construir junto com as pessoas com Síndrome de Down vinculadas a uma Instituição de Ensino de São José/SC e suas famílias, uma sistematização nutricional individualizada que contribuísse para sua independência pessoal na prática cotidiana do ato de comer.'' (pg. 481)


''Foi utilizado como instrumentos metodológicos interacionista de busca de significados da realidade representada por eles com relação ao ato de comer, a escuta e a observação sensível.'' (pg. 481)


''As dinâmicas envolveram três etapas: uma atividade inicial de descontração; uma atividade lúdica específica no meio para captar e compreender o ato de comer das pessoas envolvidas e uma dinâmica final para integração do processo assistencial com a construção de uma sistematização individual do ato de comer.'' (pg. 481)


''No contexto geral, todos os participantes mantiveram duas características em comum: a preferência por refrigerantes e a baixa aceitação/consumo de frutas. Estes achados vêm confirmar que as pessoas com Síndrome de Down tendem a se alimentar da mesma forma que pessoas sem a síndrome, reforçando a falta de uma correta orientação nutricional e a importância da família para   o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para se evitar o sobrepeso e a obesidade.'' (pg. 483)


''Neste trabalho, constatou-se realmente a influência do contexto externo, social, no contexto interno da família e, mais especificamente de cada membro familiar.'' (pg. 483)


''A independência das pessoas com Síndrome de Down nas suas escolhas alimentares, bem como no preparo dos alimentos, é possível e viável desde que essas pessoas saibam o que querem e como podem fazê-lo, além de serem compreendidas...'' (pg. 483)


''O ato de comer é um ato construído socialmente e deve ser visto e entendido a partir dos vários olhares das áreas do saber: biológico, antropológico, sociológico e psicológico.'' (pg. 484)



























FICHAMENTO 7.

Ficha de Citação.
Artigo 7.

Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares.



SILVA, Nara Liana Pereira  e  DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 503-514. ISSN 0102-7972.


''As interações estabelecidas no microssistema família são as que trazem implicações mais significativas para o desenvolvimento da criança...'' (pg. 503)

''Infelizmente, há uma escassez de trabalhos que focalizam este tema...'' (pg. 503)

''Os estudos sobre as interações das crianças com síndrome de Down (SD) e seus genitores apresentam dados, inconclusivos, não havendo, ainda, explicações para algumas inconsistências e contradições.'' (pg. 503)

''...diferenças entre os comportamentos interativos de crianças SD e DN estão relacionadas às demandas do contexto social, ao grupo de risco e à baixa habilidade de linguagem expressiva
das crianças...'' (pg. 504) (SD=síndrome de down) (DN=desenvolvimento normal) (DM=deficiência mental).

''...indicou que mães de meninas com síndrome de Down tendiam a ser mais diretivas que mães de meninas DN, enquanto que mães de meninos DN mostraram-se mais diretivas que mães de meninas deste mesmo grupo.'' (pg. 504)

''...a criança atende e responde ao comportamento de sua mãe e vice-versa, o que sugere uma adaptação mútua entre os comportamentos de ambas...'' (pg. 504)

''Com relação ao engajamento dos genitores durante as interações com suas crianças DM, as mães engajam-se significativamente mais que os pais, conforme indicam alguns estudos...'' (pg. 504)

''...os pais destas crianças apresentam comportamentos de comunicação significativamente menos positivos e altas taxas de reciprocidade negativa em comparação com pais de crianças com desenvolvimento normal e também com mães de crianças DM.'' (pg. 504)

''Apesar de os pais de meninos relatarem maior satisfação com a paternidade que os pais de meninas, os resultados do estudo de Hornby (1995) não indicaram diferenças entre a adaptação dos pais às filhas e aos filhos com SD.'' (pg. 504)

''A severidade da deficiência é uma outra variável que tem sido destacada como exercendo influência no envolvimento e adaptação do pai à criança com deficiência.'' (pg. 504)

''O papel do pai tem sido, recentemente, apontado como uma das tendências de pesquisa sobre as relações familiares. Focalizar o subsistema pai-criança é fundamental para a compreensão do funcionamento da família e das interações desenvolvidas neste microssistema.'' (pg. 504)

''Assim, conhecer como se desenvolvem as interações entre crianças pré-escolares com síndrome de Down e os membros de sua família adquire importância crucial para a compreensão do desenvolvimento de tais crianças.'' (pg. 504)

''Os resultados dos relatos verbais são descritos agrupando-se os dados obtidos por meio dos questionários e das entrevistas semi-estruturadas, visando uma integração dos aspectos relevantes a respeito das crianças com síndrome de Down e de suas famílias.'' (pg. 505)

''A rotina das famílias, durante a semana, era semelhante, isto é, o pai ou ambos os genitores trabalhavam o dia inteiro, retornando à noite, enquanto as crianças com síndrome de Down freqüentavam o Programa de Estimulação Precoce do governo do Distrito Federal, em um período do dia.'' (pg. 508)

''Todas as crianças foram descritas como possuidoras de um “bom apetite”, com exceção de uma...'' (pg. 508)

''Quanto ao desenvolvimento motor, observou-se que este ocorreu de forma distinta para cada criança.'' (pg. 508)

''Quatro crianças engatinharam após 1 ano de idade, tendo duas iniciado esse processo aos 8 meses. Metade das crianças começou a andar ao completar 1 ano e 6 meses, enquanto outras duas, só após 2 anos e 2 meses.'' (pg. 508)

''Com relação aos antecedentes pessoais na família, três mães relataram não haver casos de síndrome de Down ou qualquer outro tipo de deficiência ou doença mental ou, ainda, alcoolismo.'' (pg. 508)

''A suspeita de que a criança tivesse síndrome de Down foi revelada pelo médico às famílias, logo após o nascimento da criança. A reação imediata das mães a essa suspeita foi, principalmente, de preocupação; elas se perguntavam: “Como será minha criança?'' (pg. 509)

''Na opinião das famílias, os médicos “não souberam anunciar corretamente o diagnóstico”, favorecendo o aumento de “fantasias” acerca da síndrome de Down.'' (pg. 509)

''Após o diagnóstico, as famílias procuraram ajuda, por iniciativa própria, recorrendo, principalmente, ao Programa de Estimulação Precoce da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.'' (pg. 509)

''As famílias desenvolvem atividades diversificadas, havendo predominância das atividades ‘Lúdicas’ em detrimento das demais.'' (pg. 509)

''As mudanças de uma atividade para outra ocorreram mais freqüentemente de forma ‘Direta’ (56,2%) que pela Dissolução do Grupo’ (23,6%) ou pela ‘Negociação’ (14%).'' (pg. 509)

''As interações entre a criança e seus genitores caracterizaram-se pela Sincronia, Supervisão, Amistosidade’ e ‘Liderança’.'' (pg. 510)

''Todos os genitores esperam que suas crianças sejam independentes e que apresentem um desenvolvimento motor adequado, sendo capazes de praticar qualquer esporte e movimentar-se sem restrições.'' (pg. 511)

''Os genitores demonstraram preocupação em relação à profissionalização de suas crianças, enfatizando o desejo de que elas tivessem uma profissão e que a exercessem, embora não especificassem qual.'' (pg. 511)

''Muito ainda tem que ser feito em se tratando de pesquisa com famílias de crianças que apresentam algum tipo de deficiência, particularmente no Brasil. É evidente também a necessidade de um apoio psicológico a essas famílias, elaborado com base nas interações familiares, o que facilitaria o processo de integração da criança de forma mais adequada, principalmente, se este apoio vir de programas de intervenção direcionados a essa população específica.'' (pg. 513)