Ficha de Citação.
Artigo 8.
O ato de comer e as pessoas com Síndrome de Down.
GIARETTA, Andréa e GHIORZI, Angela da Rosa. O ato de comer e as pessoas com Síndrome de Down. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.3, pp. 480-484. ISSN 0034-7167.
''Sua motivação em viver o significado e a relevância de sua vida, faz com que ela tematize o mundo a partir de suas vivências.'' (pg. 481)
''Neste contexto a família tem um papel importante.'' (pg. 481)
''Regras, normas e ritos sociais jogam no mundo familiar com idéias, emoções, imaginário e símbolos significantes; incluindo também o ato de comer.'' (pg. 481)
''Via de regra, os pais de crianças com Síndrome de Down buscam compensar seu erro cromossômico através da liberdade irrestrita de suas vontades, onde o ato de comer pode assumir gigantescas proporções de contribuição para o sobrepeso e a obesidade.'' (pg. 481)
''Portanto, relacionado à dimensão do comer, há um sistema de valores e crenças familiares associados e qualquer alteração neste contexto tem tanto uma implicação na vida social, quanto nos significados do ato de comer para cada família e para cada pessoa que a compõe.'' (pg. 481)
''Portanto, para que uma criança com Síndrome de Down chegue à fase adulta saudável, sem sobrepeso, sem obesidade, é necessário um apoio educativo...'' (pg. 481)
''Mesmo sendo uma pessoa com Síndrome de Down, ela tem uma autonomia e uma independência relativa para fazer a sua escolha alimentar.'' (pg. 481)
''Portanto, o objetivo maior deste trabalho foi o de construir junto com as pessoas com Síndrome de Down vinculadas a uma Instituição de Ensino de São José/SC e suas famílias, uma sistematização nutricional individualizada que contribuísse para sua independência pessoal na prática cotidiana do ato de comer.'' (pg. 481)
''Foi utilizado como instrumentos metodológicos interacionista de busca de significados da realidade representada por eles com relação ao ato de comer, a escuta e a observação sensível.'' (pg. 481)
''As dinâmicas envolveram três etapas: uma atividade inicial de descontração; uma atividade lúdica específica no meio para captar e compreender o ato de comer das pessoas envolvidas e uma dinâmica final para integração do processo assistencial com a construção de uma sistematização individual do ato de comer.'' (pg. 481)
''No contexto geral, todos os participantes mantiveram duas características em comum: a preferência por refrigerantes e a baixa aceitação/consumo de frutas. Estes achados vêm confirmar que as pessoas com Síndrome de Down tendem a se alimentar da mesma forma que pessoas sem a síndrome, reforçando a falta de uma correta orientação nutricional e a importância da família para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para se evitar o sobrepeso e a obesidade.'' (pg. 483)
''Neste trabalho, constatou-se realmente a influência do contexto externo, social, no contexto interno da família e, mais especificamente de cada membro familiar.'' (pg. 483)
''A independência das pessoas com Síndrome de Down nas suas escolhas alimentares, bem como no preparo dos alimentos, é possível e viável desde que essas pessoas saibam o que querem e como podem fazê-lo, além de serem compreendidas...'' (pg. 483)
''O ato de comer é um ato construído socialmente e deve ser visto e entendido a partir dos vários olhares das áreas do saber: biológico, antropológico, sociológico e psicológico.'' (pg. 484)
Nenhum comentário:
Postar um comentário