quinta-feira, 2 de junho de 2011

FICHAMENTO 7.

Ficha de Citação.
Artigo 7.

Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares.



SILVA, Nara Liana Pereira  e  DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 503-514. ISSN 0102-7972.


''As interações estabelecidas no microssistema família são as que trazem implicações mais significativas para o desenvolvimento da criança...'' (pg. 503)

''Infelizmente, há uma escassez de trabalhos que focalizam este tema...'' (pg. 503)

''Os estudos sobre as interações das crianças com síndrome de Down (SD) e seus genitores apresentam dados, inconclusivos, não havendo, ainda, explicações para algumas inconsistências e contradições.'' (pg. 503)

''...diferenças entre os comportamentos interativos de crianças SD e DN estão relacionadas às demandas do contexto social, ao grupo de risco e à baixa habilidade de linguagem expressiva
das crianças...'' (pg. 504) (SD=síndrome de down) (DN=desenvolvimento normal) (DM=deficiência mental).

''...indicou que mães de meninas com síndrome de Down tendiam a ser mais diretivas que mães de meninas DN, enquanto que mães de meninos DN mostraram-se mais diretivas que mães de meninas deste mesmo grupo.'' (pg. 504)

''...a criança atende e responde ao comportamento de sua mãe e vice-versa, o que sugere uma adaptação mútua entre os comportamentos de ambas...'' (pg. 504)

''Com relação ao engajamento dos genitores durante as interações com suas crianças DM, as mães engajam-se significativamente mais que os pais, conforme indicam alguns estudos...'' (pg. 504)

''...os pais destas crianças apresentam comportamentos de comunicação significativamente menos positivos e altas taxas de reciprocidade negativa em comparação com pais de crianças com desenvolvimento normal e também com mães de crianças DM.'' (pg. 504)

''Apesar de os pais de meninos relatarem maior satisfação com a paternidade que os pais de meninas, os resultados do estudo de Hornby (1995) não indicaram diferenças entre a adaptação dos pais às filhas e aos filhos com SD.'' (pg. 504)

''A severidade da deficiência é uma outra variável que tem sido destacada como exercendo influência no envolvimento e adaptação do pai à criança com deficiência.'' (pg. 504)

''O papel do pai tem sido, recentemente, apontado como uma das tendências de pesquisa sobre as relações familiares. Focalizar o subsistema pai-criança é fundamental para a compreensão do funcionamento da família e das interações desenvolvidas neste microssistema.'' (pg. 504)

''Assim, conhecer como se desenvolvem as interações entre crianças pré-escolares com síndrome de Down e os membros de sua família adquire importância crucial para a compreensão do desenvolvimento de tais crianças.'' (pg. 504)

''Os resultados dos relatos verbais são descritos agrupando-se os dados obtidos por meio dos questionários e das entrevistas semi-estruturadas, visando uma integração dos aspectos relevantes a respeito das crianças com síndrome de Down e de suas famílias.'' (pg. 505)

''A rotina das famílias, durante a semana, era semelhante, isto é, o pai ou ambos os genitores trabalhavam o dia inteiro, retornando à noite, enquanto as crianças com síndrome de Down freqüentavam o Programa de Estimulação Precoce do governo do Distrito Federal, em um período do dia.'' (pg. 508)

''Todas as crianças foram descritas como possuidoras de um “bom apetite”, com exceção de uma...'' (pg. 508)

''Quanto ao desenvolvimento motor, observou-se que este ocorreu de forma distinta para cada criança.'' (pg. 508)

''Quatro crianças engatinharam após 1 ano de idade, tendo duas iniciado esse processo aos 8 meses. Metade das crianças começou a andar ao completar 1 ano e 6 meses, enquanto outras duas, só após 2 anos e 2 meses.'' (pg. 508)

''Com relação aos antecedentes pessoais na família, três mães relataram não haver casos de síndrome de Down ou qualquer outro tipo de deficiência ou doença mental ou, ainda, alcoolismo.'' (pg. 508)

''A suspeita de que a criança tivesse síndrome de Down foi revelada pelo médico às famílias, logo após o nascimento da criança. A reação imediata das mães a essa suspeita foi, principalmente, de preocupação; elas se perguntavam: “Como será minha criança?'' (pg. 509)

''Na opinião das famílias, os médicos “não souberam anunciar corretamente o diagnóstico”, favorecendo o aumento de “fantasias” acerca da síndrome de Down.'' (pg. 509)

''Após o diagnóstico, as famílias procuraram ajuda, por iniciativa própria, recorrendo, principalmente, ao Programa de Estimulação Precoce da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.'' (pg. 509)

''As famílias desenvolvem atividades diversificadas, havendo predominância das atividades ‘Lúdicas’ em detrimento das demais.'' (pg. 509)

''As mudanças de uma atividade para outra ocorreram mais freqüentemente de forma ‘Direta’ (56,2%) que pela Dissolução do Grupo’ (23,6%) ou pela ‘Negociação’ (14%).'' (pg. 509)

''As interações entre a criança e seus genitores caracterizaram-se pela Sincronia, Supervisão, Amistosidade’ e ‘Liderança’.'' (pg. 510)

''Todos os genitores esperam que suas crianças sejam independentes e que apresentem um desenvolvimento motor adequado, sendo capazes de praticar qualquer esporte e movimentar-se sem restrições.'' (pg. 511)

''Os genitores demonstraram preocupação em relação à profissionalização de suas crianças, enfatizando o desejo de que elas tivessem uma profissão e que a exercessem, embora não especificassem qual.'' (pg. 511)

''Muito ainda tem que ser feito em se tratando de pesquisa com famílias de crianças que apresentam algum tipo de deficiência, particularmente no Brasil. É evidente também a necessidade de um apoio psicológico a essas famílias, elaborado com base nas interações familiares, o que facilitaria o processo de integração da criança de forma mais adequada, principalmente, se este apoio vir de programas de intervenção direcionados a essa população específica.'' (pg. 513)


























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