terça-feira, 24 de maio de 2011

Envelhecer.

Hoje fui na casa de minha bisavó e parei para pensar um pouco sobre a velhice. Na minha cabeça envelhecer é mais ou menos como tornar-se novamente um bebê de colo, que precisa de ajuda para tudo aquilo que faz, como comer, tomar banho, passear, vestir-se..enfim! Cuidar de um idoso é algo trabalhoso. Ao chegarmos na casa de minha bisavó (eu e minha vó), fomos dar seu banho, sua comida preferida (cuscuz com leite, rs.), trocar sua fralda, pentear seu cabelo branco liiiindo....è, tudo isso requer muita paciência e acima de tudo AMOR. Dai eu fiquei pensando: ''deve ser por isso que falta tanto abrigos para a população idosa no Brasil.'' Porque lidar com os ''velhinhos'' não é uma tarefa fácil. Mas gente, querem saber de uma coisa? Apesar de ser algo que requer ''jogo de cintura'', amparar uma pessoa mais velha é algo GRATIFICANTE e SENSACIONAL. Não há nada melhor do que ouvir as histórias de minha bisavó sobre como era o Juazeiro há 70 anos atrás (e acreditem, ela lembra de cada coisa, rs.), não há nada melhor do que ver aquele sorriso maravilhoso que ela dá sem dente algum. Rss.. Minha bisavó é cega (mas enxerga melhor do que muita gente.) e o carinho dela é como se ela tivesse querendo enxergar através das mãos...e na verdade, é isso que acontece.


Então vamos incentivar ou ajudar a criação de abrigos ou até mesmo projetos para essa parte da população que está tornando-se cada vez maior. O Brasil está envelhecendo, e cuidar daqueles que um dia contribuíram para a formação e construção do nosso país é algo que deveria ser um dever de cada um, mas um dever gostoso de se fazer!

Participe da Avaliação Institucional da FALS.

Bem galerinha, é isso aí...como o já foi dito pelo Professor Flávio, vamos participar da Avaliação Institucional da nossa faculdade. Não custa nada e é bem rapidinho. Sem falar que o principal beneficiado nisso tudo somos nós mesmos..vamos elogiar o que temos de bom e realizar críticas construtivas para a nossa segunda casa: A faculdade! ;*

Vamoooos lá!!! =@@

Aqui está o link para realizar a Avaliação:

Dia do Dentista - 25 de Outubro.

   Como um construtor, usa cimento, coloca pinos, faz encaixes. Como um artesão, molda, movimenta peças e usa a habilidade das mãos para intervenções minuciosas. Como um psicólogo, devolve ao paciente a autoestima e o prazer de sorrir. Estamos falando de um profissional que, se até tempos atrás era temido, hoje é cada vez mais valorizado: o cirurgião-dentista.

   A responsabilidade vai muito além da estética bucal - cartão de visitas em qualquer apresentação. Cabe a ele também recuperar a funcionabilidade da boca, tratando as gengivas, os ossos da face, os dentes, as estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos.

   Neste 25 de outubro comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista. A data, instituida pelo Conselho Federal de Odontologia, remete ao mesmo dia do ano de 1884, quando foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, é o patrono da classe.
Embora ainda seja pouco disponível na rede pública de saúde, o aprimoramento que esse profissional vem ganhando nos últimos tempos está contribuindo para que, aos poucos, o Brasil supere a imagem de país de desdentados e deixe para trás a cultura de considerar normal a perda dos dentes com o avançar da idade. Pelo menos nas grandes cidades.


   Hoje, com as novas técnicas desenvolvidas, o dentista é capaz de tratar de problemas antes considerados insolúveis. Até o medo de sentar na temida cadeira está diminuindo devido ao surgimento de anestésicos modernos, uso de laser e à crescente especialização dos profissionais.
   Nada que lembra o passado desta categoria. Antigamente, os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração de forma grotesca daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.
   O curso tem duração de cinco anos e o dentista pode optar por várias especialidades, como odontopediatria, odontogeriatria, implantadontia, ortodontia, especialista em pacientes especiais, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo facial, dentística restauradora, saúde coletiva, odontologia legal entre outras.
   Os dentes humanos têm capacidade para rasgar, prender e triturar os alimentos, para que os mesmos passem pelo tubo digestivo em tamanhos menores, aproveitando seus nutrientes e facilitando o processo digestivo. Por isso, os dentes possuem diferentes funções: os incisivos (dentes da frente) e os caninos (os pontudos) servem para morder os alimentos, fazendo a divisão dos mesmos; os pré-molares e os molares servem para triturar, cortar e esmagar.
Não se deve esperar aparecer o problema para procurar o dentista. O certo é agir preventivamente e fazer uma consulta a cada seis meses, cuidando da integridade e higiene dos dentes.


A importância da escovação

   Escovar os dentes é um hábito de higiene pessoal simples e corriqueiro, e às vezes é feito com pressa e sem receber muita atenção. Mas a escovação correta dos dentes pode prevenir doenças não só bucais, mas cardíacas também.
   Uma boa escovação evita cáries e a formação da placa bacteriana, que pode ocasionar a periodontite, uma inflamação na gengiva e no osso que leva à perda dos dentes.
   Além disso, a periodontite tem sido relacionada à endocardite bacteriana, doença infecciosa que atinge as válvulas cardíacas, e também a partos prematuros e óbitos neonatais. Outro problema causado por ela é o aumento das chances de desenvolvimento da aterosclerose, inflamação que obstrui os vasos sanguíneos e pode causar infarto e acidente vascular cerebral.
   Portanto, é importante escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com uma escova macia, que massageie a gengiva sem machucá-la, de cabeça pequena, cerdas arredondadas e tufos concentrados. A escova deve ser trocada a cada 3 meses, ou antes, caso necessário. Quem usa aparelho fixo deve utilizar modelos especiais para auxiliar a limpeza dos dentes.
   A escovação deve durar cerca de 10 minutos e ser feita com um creme dental que tenha flúor na composição. O fio dental deve ser usado todos os dias, antes da última escovação noturna, e a língua não pode ficar de fora da limpeza: escove-a como se estivesse "varrendo" as áreas esbranquiçadas, pois são as principais causadoras do mau-hálito.
Fonte: jornaldaorla.com.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Beijar é bom, maaaas....

Os beijoqueiros devem ter muita cautela. O beijo na boca pode transmitir várias doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis.  Além do carinho, do afeto e das emoções compartilhadas durante o beijo na boca, as pessoas trocam saliva (fluido formado por 99% de água e que contém amilase, enzima digestiva que decompõe o amido contido nos alimentos), sais minerais e uma gama de microrganismos, muitos deles causadores de doenças. Por mobilizar cerca de 30 músculos da face, um beijo caloroso pode consumir de três a cinco calorias e faz o coração bater mais rápido, podendo chegar a 150 batimentos por minuto; ativa a circulação sangüínea, aumenta a oxigenação nas células, estimula a produção de hormônios como ocitocina (produzida no hipotálamo e armazenada na glândula hipófise, também responsável pela sensação de confiança, calma e bem-estar) e serotonina (secretado por certas células do tubo digestivo e no tecido cerebral).

É claro que, dado com carinho, afeto e paixão, o beijo acalma, relaxa e combate o estresse. No entanto o hábito de “ficar”, de beijar várias pessoas, geralmente desconhecidas, em uma mesma noite, não é nada salutar, pois, além de bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças.

Cuidar da saúde bucal reflete na saúde como um todo. Não se trata apenas de uma mera informação. Acima de tudo, é uma questão de saúde pública (pois todos têm o direito de cuidar de sua saúde). Os cuidados da saúde bucal também devem fazer parte da educação escolar.
Doenças transmitidas pelo beijo
• Cárie dental – doença infectocontagiosa causada por bactérias como Streptococcus mutans, que provoca a desmineralização do esmalte do dente, ocasionando destruição localizada, progressiva e irreversível.
• Gengivite – inflamação da gengiva, causada por bactérias (placas), que pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firmes os dentes. Tem-se observado o aumento do número de casos de gengivite. É de se crer que, além da ausência de cuidados com a higiene bucal, a prática do “ficar”, muito comum entre os jovens e adultos de hoje, esteja contribuindo para isso.
• Faringite – inflamação da faringe, região situada entre as amígdalas e laringe (onde se forma a voz), pode ser causada por vírus e bactérias.
• Laringite – inflamação aguda ou crônica da laringe (onde estão as cordas vocais), causada por vírus e também bactérias.
• Amigdalite – inflamação das amígdalas, geralmente provocada por uma infecção estreptocócica (bacteriana) ou, com menos freqüência, por uma infecção viral.
• Herpes labial – afecção cutânea aguda causada pelo Herpes simplex virus.
• Mononucleose – é uma doença de progressão benigna e muito comum; 79% dos casos são causados pelo vírus Epstein-Barr, e 21%, pelo Cytomegalovirus, ambos transmitidos pelo beijo, saliva e troca de outras secreções. Caracteriza-se por febre, aumento do número de monócitos (globulos brancos) no sangue, angina (sensação de angústia, opressão torácica, devido a um fornecimento insuficiente de oxigênio ao coração), aumento do volume do baço, erupções cutâneas, etc.
• Hepatite A e B – infecção inflamatória do fígado. A vacinação pode preveni-la.
• HPV – vírus do papiloma humano, infecta a pele ou mucosas, possui mais de 200 variações diferentes, cuja maioria dos subtipos encontra-se associada a lesões benignas (verrugas); no entanto alguns tipos são encontrados em certas neoplasias (cancro do colo do útero). Sua principal forma de transmissão é por via sexual. Considerada uma das mais freqüentes das doenças sexualmente transmissíveis.
• Meningite – inflamação das meninges (conjunto das três membranas que envolvem o eixo cerebroespinhal). Pode ser cerebral, espinhal ou cerebroespinhal, de origem bacteriana, tóxica, parasitária ou secundária a diversas doenças.
• Uretrite – inflamação da mucosa da uretra.
• Candidíase – afecção aguda, subaguda ou crônica causada por leveduras pertencentes ao gênero Candida albicans.
• Gripe – doença infecciosa muito contagiosa, quase sempre epidêmica, devido a vários vírus do grupo Myxovirus influenzae.
• Tuberculose – doença infecciosa e contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).
• Sífilis – doença sexualmente transmissível causada pelo Treponema pallidum (treponema pálido).
• Gonorréia – ou blenorragia, é causada por gonococo, caracteriza-se por uma inflamação das vias genitourinárias (relativo às funções de reprodução e de eliminação de urina), com corrimento purulento e dores à micção. Sua transmissão ocorre através do contato sexual.
Curiosidades
• A saliva não transmite o vírus da AIDS, que só é transmitido através do sangue. Se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sangüínea.
• Após ter comido doce e sem a devida escovação dos dentes, se o beijo acontece, pode haver a transmissão de um coquetel de ácidos de bactérias e açúcares.
• Se a pessoa tem placa bacteriana, as chances de se adquirirem novas cáries são bastante grandes; idem em relação à gengivite.
• A Echinacea purpurea (equinácea) e a Uncaria tomentosa (Unha-de-gato) têm demonstrado ser muito efetivas no combate do herpes. Num estudo envolvendo 500 pacientes tratados com equinácea, houve 100% de melhora do quadro.

Precauções
• Feridas nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival (gengivite) são indicativos de maus cuidados com a higiene bucal; e o beijo deve ser evitado.
• Um beijo mais ardente pode provocar sangramento na região do body-piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV, se o sangue entrar em contato com a lesão bucal.
• É necessário realizar uma boa higiene bucal diariamente e sempre após as refeições. Usar fio dental, escovar os dentes e usar um anti-séptico bucal.
• Também, antes e após o beijo, além dessa escovação, usar um anti-séptico bucal, para que se diminuam as chances de transmissão de algum tipo de doença.






È isso ai gente, beijar é bom...maaaas, vamos ter cuidados bucais diárias com nós mesmo, assim, estamos protegente também (além de nós próprios) outras pessoas!!

Experiência na APAE. (O Hoje não foi qualquer dia!)

Quinta-feira, 19 de maio de 2011...é, foi exatamente nesse dia que vivi uma experiência única, maravilhosa e gratificante até. Gostaria de compartilhar com quem estiver passando por acaso aqui no meu blog...(que por sinal, está um pouco esquecido, tenso isso.. ;/ perdão blog, vou dar mais atenção para você). Mas, voltando ao assunto..hoje a minha turma de Odontologia visitou a APAE (Associação de pais e amigos de crianças e adultos excepcionais e especiais), e quer saber? Foi uma das melhores sensações da minha vida. Ao ver aquelas crianças, jovens e adultos realizando danças, artes e teatro, foi algo que sinceramente me fez acordar! Tipo, fiquei pensando: ''e porque nós (eu me enquadro nesse ''nós''), que nos consideramos tão perfeitos, vivemos dizendo frases do tipo: ''não posso, não consigo, ou até nunca vou conseguir''.? È, eu sei que isso é triste...mas é a realidade gente! Olhei no olhinho de cada criança especial que tinha ali, abraçei, e até senti vontade de chorar de alegria por estar tendo está oportunidade! E sabe o que foi que pensei: ''é, realmente é a área da saúde que quero, quero cuidar de pessoas tão excepcionais como aquelas! Acho que não há nada mais gratificante gente. Porque elas precisam da gente, porque são singelas, e principalmente sabem agradecer qualquer gesto de carinho de um modo indescritível. Quer um exemplo? Ao visitarmos uma das salas, um menininho lindo com síndrome de Down, foi até a porta e disse: ''tchau gente, tchau amor'', e isso com um sorriso do tamanho do MUUUUUNDO e ainda soltando beijinhos e mais beijinhos! Ah, na APAE também conheci um casal de namorados fantásticos.. Rss...é verdade pessoal..eram dois jovens (não sei qual a síndrome que eles possuiam)..mas enfim, os dois se tratavam de uma maneira tão mágica, amor inoscente sabe? Daqueles que são difíceis pra caramba de se ver nesse mundo mundano! ;/ Beem..por mais que eu fale tudo que senti aqui, que escreva, grite e blablabla, nunca vou conseguir. Tenho essa dificuldade de colocar pra fora o que eu sinto, mas acho que já foi um bom começo tudo que estou escrevendo aqui! È isso que quero pra minha vida...e sinceramente, eu espero que o mundo não me faça mudar de idéia!


Beijos gente, por hoje acho que só. ;**

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Odontologia Legal

Considerada um novo, promissor e atraente ramo da abrangente área odontológica, a Odontologia Legal, ainda desconhecida do grande público, tem desempenhado papel importante no diaadia da população, principalmente através de perícias cíveis e criminais, contribuindo para aplicação da lei sem riscos de cometimento de injustiças, por desconhecimento dos magistrados sobre a ciência odontológica. Como, por exemplo, uma família reclamar indenização por um corpo carbonizado em um acidente de carro ou de avião, ou um cliente pedir um valor absurdo como compensação financeira por um suposto erro praticado por um odontólogo em um tratamento dentário. Ou ainda, ajudar a polícia a mandar criminosos para a cadeia.
"A Odontologia Legal é apaixonante..." - afirma a cirurgiã-dentista Cristiane Saddi Becker, especialista em Odontologia Legal e Deontologia, segmento que estuda o Direito Odontológico. De volta à Cuiabá desde outubro do ano passado, após concluir seu curso de graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a especialização na Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Becker vem realizando perícias odontológicas cíveis e criminais, assistência técnica em lides judiciais, consultoria sobre legislação odontológica para advogados, cirurgiões-dentistas e pacientes e auditorias técnicas.
Sobre a importância de perícias odontológicas para ajudar a polícia, lembra Cristiane Becker de um crime ocorrido em São Paulo, não faz muito tempo. Uma mulher foi estuprada e assassinada dentro do seu apartamento. A polícia prendeu alguns suspeitos e no decorrer das investigações descobriu no apartamento pedaços de queijo e goiabada com marcas de dentes. Peritos odontológicos foram acionados para auxiliar no caso. Feita a perícia nos pedaços dos dois alimentos e, posteriormente, nas arcadas dentárias dos suspeitos, constatou-se que o autor do duplo crime era mesmo um dos detidos.
O objetivo das perícias odontológicas é, em muitos casos, contribuir para ajudar o juiz que vai analisar e julgar uma ação a dirimir dúvidas, fundamentando sua decisão o mais próximo possível da realidade dos fatos, evitando prejuízos e eventuais injustiças para as partes envolvidas no processo. "Não resta dúvida de que a fundamentação teórica das conseqüências de um ato lesivo permite ao magistrado um melhor enquadramento do caso, resultando na responsabilização adequada do lesante e no ressarcimento cabível à vítima.", afirma Cristiane Becker.
A abrangência da especialidade é ampla: no foro cível, as perícias visam a restauração de danos decorrentes de acidentes de trabalho e de trânsito, responsabilidade civil do cirurgião-dentista, indenização por lesões corporais, estimativa de idade para adoção de menores e contestação sobre arbitramento de honorários odontológicos. No âmbito criminal, baseia-se, fundamentalmente, no auxílio à criminalística, através da identificação humana pela arcada dentária, identificação de causa mortem , gênero, estatura e grupo étnico do cadáver, estimativa de idade de criminosos e, também, perícias de lesões corporais e marcas de mordidas.
A assistência técnica a uma das partes do litígio ajuda no embasamento da peça inicial, na estruturação da defesa, na orientação correta na elaboração dos quesitos iniciais e complementares, bem como na contestação do laudo do perito oficial e emissão de parecer técnico.
Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia, Roraima e Pará são os estados que já criaram a carreira de odontolegista em seus quadros de servidores. Mas nem todos os estados realizam concursos para preenchimento das vagas. No ano passado, a deputada federal Luciana Costa (PR-SP), que é dentista, fez um discurso na Tribuna da Câmara para pedir ao governo que crie o cargo público de odontolegista para os IMLs, conforme preceitua os artigos 61 e 64da Constituição Federal. .
Ao perito não basta apenas o conhecimento aprofundado da odontologia, sendo de extrema importância que o mesmo possua experiência na prática das lides forenses, através de conhecimento do processo e de seus possíveis desdobramentos, para que possa fornecer ao juízo os esclarecimentos de que este necessita. Em uma sociedade atenta aos seus direitos e, conseqüentemente, mais exigente com a prestação de serviço que lhe é oferecida, as pessoas não receiam em recorrer aos meios legais para se ressarcirem de um dano que julgam ter sofrido. No Brasil, a quantidade de ações de indenizações materiais e morais cresce em velocidade alarmante e a Odontologia Legal vem acompanhando esse crescimento, colocando-se, cada vez mais, à disposição dos profissionais do Direito para esclarecer e orientar a mais adequada resolução para cada caso.
No mês passado, a Caixas dos Advogados de Mato Grosso assinou um convênio com a especialista em Odontologia Legal Cristiane Saddi Becker, que vai conceder descontos de 10% nos valores dos serviços profissionais prestados aos advogados afiliados à CAAMT. Os itens abrangidos pelo convênio são Laudos e pareceres técnicos; Assistência técnica em lides judiciais; Consultoria sobre legislação odontológica; Auditorias. "Este é mais um importante serviço que a Caixa presta aos seus advogados" - afirma o presidente da CAAMT, João Vicente Montano Scaravelli.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Depoimentos de pessoas apaixonadas pela Odontologia.

Boa noite pessoal...hoje eu parei pra pensar qual o motivo de uma pessoa escolher determinada área, curso ou carreira...são inúmeros os motivos e sonhos! E porque escolher a Odontologia? Eis aqui os depoimentos e frases de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Esses sim são os MELHORES DENTISTAS!


 Em 4 semestres de curso (e com muita curiosidade) pude perceber muito do que há de bom e de ruim na Odontologia. E o que sobra na balança é suficiente pra me apaixonar cada dia mais. Amo ser uma futura dentista!

Clara Hermínia Dias 

- Não é preciso ser humorista pra transpor o sorriso sincero da platéia. Os dramaturgos afirmam que os melhores comediantes são aqueles que com seriedade conseguem o maior número de sorrisos das pessoas. Assim se faz na Odontologia, só os profissionais que amam e levam a sério seu trabalho conseguem com apenas um belo sorriso ao final de seu trabalho a sua recompensa diária.. a gratidão dos pacientes!

Maria Luiza Anselmo da Silva 

- Ser dentista é contribuir significativamente para a saúde bucal de seus pacientes e demonstrar amor por todos eles. Para todos os dentistas: sintam orgulho de todos os sorrisos muito bem feitos por vcs!

Amanda Katarinny Goes Gonzaga 

- "Quando criança, não gostava de ir ao dentista, ia forçado pela minha mãe. Quando adolescente, não entendia como alguem poderia querer ser dentista, não entendia como alguem podia gostar de passar o dia inteiro olhando pros dentes dos outros, onde em muitos casos, só se encontrava a raiz, porque o dente já tinha sido acometido pela cárie. Quando adulto, me bateu uma reviravolta nos pensamentos. O que eu acreditava que fosse sujo, me parecia limpo. O que eu julgava chato, eu enxergava agora como encantador. Até o som das canetas de rotação, que antes me soavam de forma insuportavel, hoje me agradam. Então eu descobrir que não podia ser outra coisa a não ser amor. Larguei meu curso de Ciências biológicas em pleno 7º período e fui correr atras do meu verdadeiro sonho. Onde sei que terei realização profissional total, desde uma simples extração até uma cirurgia da ATM. E que se danem aqueles dentistas que falam pros recém formados que a Odontologia de Hoje não é mais a mesma de ontem, e que paremos com essa nossa utopia de que um dia iremos enricar com a odontologia, pois o mercado odontologico que nós espera é bem pior do quê aquele imaginado. O que eu quero mesmo é poder fazer sorrir, ajudar aqueles que necessitam de mim, do rico ao pobre, da criança ao idoso, e sempre poder levar a tranquilidade aqueles que sofrem de dor de dente, e junto com esta, recebendo novos sorrisos que engrandeça meu coração, me fazendo acreditar dia após dia que nada foi em vão, e que tudo valeu muito a pena"

Felipe Cesar Neves Miranda 

- Qualquer um sonha em ser feliz e a melhor forma de demonstrar essa felicidade é sorrindo, sendo assim, nada melhor que um sonho que seja promover mais sorrisos para o mundo, ou seja, ser dentista!

Nathalia Ladewig 

- E ainda que desdentados, sem os sorrisos eu nada seria!

monalisa de paiva e sousa 

- Amo ser Dentista pois é com seriedade que eu faço transparecer o sorriso mais verdadeiro!

Maria Luiza Anselmo da Silva 

- Amo ser Dentista pois Lindos Sorrisos geram grandes lembranças!!!!!!

Felipe / 2019

- Odontologia é uma profissão mágica, linda, gratificante e eu amo fazer parte desse grupo de profissionais.

Adriana Rodrigues 

- Devolver sorrisos, tirar a dor, devolver auto-estima, até elevar a alma esta é a vida do cirurgião-dentista! Esta é a nossa mais nobre missão!

Mara Ely Klunk 

- Amor a primeira vista pode não existir, mas com a odontologia foi assim, quando atendi meu primeiro paciente e vi que através dela poderia recuperar o sorriso das pessoas. A partir deste dia vi que valeria a pena seguir essa profissão, e então passei a trata-la não como profissão mas sim como uma linda mulher que amo do funda de meu coração.

Pedro Paulo da Rocha Pereira 

- Um certo dia atendi um paciente com uma dor lascinante, ele me relatara que se sentia, como se sua alma estivesse aprisionada entre as paredes da cavidade de cárie de seu dente - Eu como, num toque de magia libertei sua alma dessa aflição - Ele me agradeceu como o libertador de sua alma - Eu comigo mesmo agradeci a Deus por ter me feito dentista.

moacyr junior 

- Quando criança aprendi que meu dia valia a pena se eu fissese pelo menos uma pessoa sorrir, quando me tornei dentista realizei o sonho de ver não apenas um ou outro sorriso mas muitos e descobri várias formas dele, os gentins, os gratos os com 'janelinhas' e até os assustados!

Giuliana Ribeiro da Matta Izabel 

- Odontologia, quando se consegue associar saúde e estética realmente o resultado é apaixonante para o paciente e profissional. 

Cleide Maria Borges Lima Damas 



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Endodontia - uma maravilhosa especialização.

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentáriotrauma ortodônticolesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais. 

O tratamento endodôntico' consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os em seguida.
Dentre as manobras podemos destacar, em ordem de complexidade, o tratamento expectante, a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirúrgico (cirurgia parendodônticas).

Tratamento expectante

É a manobra mais conservadora do tratamento endodôntico, em que consiste sempre na remoção do tecido cariado, a proteção do complexo dentina-polpa, e o selamento provisório da cavidade. Vários são o materiais que podem ser utilizados pelo Cirurgião Dentista (ou Médico Dentista em Portugal) o mais indicado é o Hidróxido de Cálcio P.A, mas é de consenso geral que, o mais importante é preservar a estrutura biológica do estímulo que vem gerando a alteração pulpar.

Curetagem pulpar

Consiste na remoção superficial da polpa coronária (presente na coroa do dente) que eventualmente tenha sido exposta durante o tratamento conservador, potencialmente contaminado por microrganismos do meio bucal.


Pulpotomia

A pulpotomia é a remoção da polpa presente na câmara pulpar. Neste caso preserva-se o tecido pulpar que está nos condutos radiculares (canais). Devido a isso, a pulpotomia está indicada somente em casos que a lesão inflamatória restringe-se a uma pequena porção da polpa coronária. Em crianças é onde se encontram os maiores índices de sucessos neste tratamento, devido ao fato do tecido pulpar não estar completamente amadurecido. Existe uma grande índice de insucessos na pulpotomia, tais como mortificação pulpar ou formação de cálculos pulpares, o que restringe a técnica mais a dentes jovens. A pulpotomia está indicada principalmente, na Odontopediatria

]Pulpectomia

É o tratamento de canal comumente conhecido. Consiste em despolpar totalmente o dente; higienizar as paredes internas e a luz dos canais; modelar e selar, de modo o mais hermético possível, o sistema de canais radiculares com guta-percha (derivado de resina vegetal).
A pulpectomia é considerada um procedimento complexo, onde tamanho do campo operatório, o comprimento do dente, a anatomia do sistema de canais radiculares e a fadiga dos instrumentos de corte contribuem para as dificuldades técnicas deste procedimento.


Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico está indicado em casos de falhas anteriores no tratamento endodôntico, em perfurações acidentais, presença de lesões refratárias (não respondem ao tratamento endodôntico convencional), em alguns casos de fratura de instrumentos e a presença de próteses extensas que do ponto de vista estético e funcional estejam satisfatórias.